Partindo do princípio de que também é tarefa do educador trabalhar a inteligência dos alunos como estratégia para o sucesso do ensino e aprendizagem, assim como ser exemplo com gestos de gentileza e afinidade, os alunos do 3ºC tiveram uma surpresa e foram recebidos – antes da sua primeira avaliação do ano em História e Geografia – com uma demonstração da cumplicidade demonstrada em sala de aula com mensagens encorajadoras: “Você consegue!”“Acredito em você!”.

A professora Raquel Vidulin Biasotto, que aplicou a estratégia com seus alunos, afirma que “como alguns alunos ficam muito ansiosos em dias de avaliação, essa foi uma estratégia para confortá-los e levá-los a sentirem-se mais confiantes diante daquilo que já sabem. A avaliação não precisa ser um gerador de estresse; podemos tratar esse momento com mais leveza e empatia”.

O resultado não poderia ser outro e foi notado imediatamente no rosto dos alunos, primeiro pela expressão de surpresa ao entrarem na sala, depois pelo sorriso e pela satisfação em saberem que a professora acredita e aposta no potencial de todos os seus alunos com as frases motivacionais. E, mais do que isso, procurou adoçar esse momento de concentração. O carinho e a gratidão foram demonstrados ao final da aula através de abraços e desenhos para a professora.

Gentileza gera gentileza, e a ensinamos na prática!