Inicialmente, com o nome de Externato Divina Providência, a Escola Divina Providência foi fundada em 1969 por Diva Teixeira Coelho Saraiva e Maria Cecília Teixeira Coelho del Nero, com o curso de pré escola.
Os valores da formação humana são os pilares da instituição. Cresceu e ampliou sua atuação e hoje atende alunos do Berçário ao Ensino Médio.
A Divina Providência é uma instituição diferenciada, com uma proposta de trabalho atualizada, que oferece estímulo ao desenvolvimento das capacidades nas diversas áreas.
A Escola caracteriza-se pela assistência individual aos alunos, sendo parceira das famílias na missão de fazer cada um deles tornar-se emocional, social e intelectualmente preparados para atuar, frente aos desafios, numa sociedade pluralista.
Ser um centro de Educação no sentido amplo, de formação acadêmica, cultural, humana, lúdica e interpessoal, favorecendo a formação contínua e plena com equilíbrio, firmada em seus valores. Contribuir através da Educação para a humanização da sociedade.
Busca, através do conhecimento contínuo e de
convivência colaborativa, preservar seus valores:
• Respeito à sua proposta pedagógica; • Respeito ao ser humano; • Respeito à diversidade; • Respeito à instituição familiar, aos profissionais e alunos; • À convivência pelo diálogo, pela justiça e solidariedade; • Ambiente de entusiasmo positivo; • Práticas pedagógicas que despertem a busca pelo conhecimento atualizado; • Compromisso com questões ambientais; • Pessoas que saibam resolver conflitos estimulando a defesa dos valores coletivos.
Sendo uma instituição que se caracteriza pela educação no seu sentido amplo: acadêmico, cultural, humano, lúdico e interpessoal, a Divina Providência demanda de uma proposta pedagógica que leve o aluno à responsabilidade, à percepção do próprio poder de transformação, ao autoconhecimento, à compreensão da realidade, ao respeito à diversidade e a se identificar como ser social e histórico.
A Divina Providência, na sua prática, que abrange todas as áreas do conhecimento, apoia-se nos pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a ser, aprender a aprender – premissas para o desenvolvimento de toda uma gama de habilidades e competências que fará do aluno um ser capaz de exercitar no cotidiano o convívio coletivo, o espírito crítico e a resolução de problemas.
Tanto as áreas de linguagens, códigos e suas tecnologias, como as áreas de ciências da natureza e matemática e ciências humanas, são meios de exercitar o pensar, mobilizar para o trabalho em grupo, para a formação do leitor e escritor, para o estímulo ao espírito científico e à pesquisa e meios de levar o aluno à reflexão e à reconstrução de valores e atitudes.
É função do educador da Divina Providência proporcionar ao aluno situações em que através de tarefas, desafios e ações diversificadas (esportivas, acadêmicas, culturais, recreativas), desenvolva sua autonomia e mantenha elevada sua autoestima além de, ao longo do processo, perceber seus talentos e dirigir sua formação para a busca de sua realização pessoal.
Com vistas ao alcance dos objetivos e metas a que a Divina Providência se propõe, é um imperativo que toda a equipe escolar, principalmente a docente, num processo contínuo de sua formação, trabalhe por uma aprendizagem significativa, dentro do agir ético e moral.
Atendendo alunos do Berçário ao Ensino Médio com práticas pedagógicas inovadoras, a Divina oferece um ambiente acolhedor e estimulante, promovendo o desenvolvimento das capacidades nas diversas áreas do conhecimento.